cassella © 2014

Madeira Cambará


O cambará é um tipo de madeira que, por resistir bem à água, nos tempos atuais é muito utilizada na confecção de telhados e coberturas de casas e prédios. Possui cerne e alburno distintos pela cor, cerne castanho-avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido ao de óleo-resina, alburno castanho-pálido, brilho ausente, cheiro e gosto imperceptíveis, densidade média, dura ao corte, grã direita a revessa, textura grossa, aspecto fibroso.


A madeira cambará é moderadamente dura ao corte, com ferramentas manuais ou mecânicas. Apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear, porém com tendência para apresentar superfície felpuda. Apresenta resistência moderada ao ataque de cupins-de-madeira-seca.


A madeira de cambará é fácil de ser trabalhada. Acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. É moderadamente fácil de serrar e aplainar, é fácil de pregar, parafusar e permite acabamento satisfatório. Secagem: A secagem é muito rápida em estufa, apresentando pequena tendência a torcimento e arqueamento. A secagem ao ar livre é moderadamente difícil.


USOS


Construção civil:


Telhados: vigas,caibros

Esquadrias: portas, venezianas, caixilhos

Interna, decorativa: forros, lambris

Estrutural: partes secundárias de estruturas, ripas

Uso temporário: pontaletes, andaimes, fôrmas para concreto

Móveis: Laminas

Úteis